Chá verde: aliado para uma pele bonita e saudável

O chá verde é uma bebida feita a partir da infusão das folhas da planta Camellia sinensis, segundo pesquisas, seu consumo apresenta resultados importantes em cuidados para a saúde, como obesidade, distúrbios neurológicos e problemas cardiovasculares.

Conheça a seguir 3 benefícios do chá verde para a pele:

Chá verde para prevenção do envelhecimento

Existem dois tipos de envelhecimento da pele, o intrínseco, associado ao colágeno e às fibras de elastina que é um processo natural em resposta ao passar dos anos e o avanço da idade, e o extrínseco, decorrente de fatores ambientais, como a radiação solar.

A exposição frequente e desprotegida ao Sol induz a produção excessiva de espécies reativas de oxigênio que são substâncias que geram uma resposta inflamatória. Essa inflamação recebe o nome de estresse oxidativo e promove o envelhecimento celular, consequentemente, leva ao desgaste da pele.

O chá verde, por sua vez, tem ação antioxidante e protetora contra a oxidação, quando associado a uma dieta equilibrada para a saúde da pele, podendo prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Câncer de pele e chá verde

Estudos demonstram que os polifenóis (compostos bioativos) presentes no chá verde têm propriedades anti-inflamatórias, antimutagênicas e anticancerígenas, prevenindo não somente o envelhecimento. Como abordado acima, a exposição ao Sol promove o fotoenvelhecimento que também está associado ao desenvolvimento de cânceres de pele não melanoma e melanoma.

Segundo pesquisadores, a presença dos polifenóis na dieta, que também podem ser encontrados no cacau, morango, café e alcachofra, pode impactar positivamente nos danos celulares, prevenindo câncer de pele e outros cânceres.

Redução de acne e verrugas

Há evidências também sobre preparações orais e tópicas de chá verde e o aumento de defesas endógenas da pele, contribuindo para a integridade da pele e o tratamento de verrugas e acne. As verrugas são lesões na pele causadas por vírus, são transmitidas por contato e podem aparecer em diversas regiões do corpo.

A acne, por sua vez, é uma doença de pele que resulta de diversos fatores, incluindo mudanças hormonais, idade, nutrição, exposição a poluentes, fatores climáticos e infecções. Ela está relacionada a aumentos na produção de sebo, alterações na queratinização, inflamação e infecção das glândulas pilosas, além de mudanças na secreção hormonal.

De acordo com os pesquisadores, o chá verde possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes que podem aliviar essas condições dermatológicas. Até mesmo formulações tópicas mostraram resultados positivos no tratamento das verrugas e da acne.

Como usar o chá verde na sua dieta

Existem diversas maneiras de incluir o chá verde na alimentação, uma das formas mais comuns é por meio da infusão e pode ser consumido na forma quente ou fria, preferencialmente sem adoçar. Além disso, também é possível utilizar o extrato seco padronizado na forma de cápsulas ou pó e incluir em “shakes”, tortas ou panquecas.

Apesar dos diversos benefícios relacionados ao chá verde, o consumo excessivo e sem orientação de um nutricionista (ou médico) pode causar resultados negativos à saúde. Portanto, antes de utilizar esse alimento versátil e funcional, é importante a consulta com um profissional capacitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *